História

Nossa história começa no início da década de 80, quando o Departamento de Biologia Geral (DBG) oferecia a disciplina BIO 121 – Histologia e Embriologia (atual BIO 220) para alunos dos cursos de Nutrição e Medicina Veterinária. Nesta época, o Prof. Olívio Rosado (in memoriam), docente do grupo da Citologia do DBG, era o responsável pela disciplina. Em 1982, com a criação do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, o Departamento decidiu pela contratação de especialistas em Histologia e Embriologia. Portanto, além do Prof. Olívio, a Profa. Izabel Regina S. Costa Maldonado assumiu as atividades da área em Janeiro de 1984, quando da sua contratação, principalmente durante o período de doutoramento do Prof. Olívio em Histologia pela USP. Neste mesmo ano, criou-se o Setor de Histologia e Embriologia, tendo o Laboratório de Biologia Estrutural como o local de suporte para as atividades de ensino e pesquisa em Histologia e Embriologia.

Em 1985, com o falecimento do Prof. Olívio em São Paulo, foi aberto novo concurso para Histologia e Embriologia, ocorrendo, assim, o ingresso do Prof. Sérgio Luis Pinto da Matta na UFV. Em 1989, a equipe recebeu mais um colega, o Prof. Clóvis Andrade Neves. Já em 2001, o Prof. Adilson Ariza Zacaro foi incorporado ao grupo da Histologia. Entre 2009 a 2010, a equipe de professores do Setor foi novamente ampliada, com a contratação da Profa. Juliana Silva Rocha e da Profa. Mariana Machado Neves.

Inicialmente, o laboratório de Biologia Estrutural ocupou o conjunto de salas 241 do Edifício Chotaro Shimoya, onde havia uma oficina de hialotecnia desativada. Neste espaço, após algumas adaptações, nasceu o laboratório de Biologia Estrutural. Atualmente, nosso laboratório ocupa o conjunto de salas ECS-333, aonde localizam-se os gabinetes dos professores e as áreas destinadas a atividades laboratoriais, como preparo de reagentes, processamento de material biológico para análise em microscopias, de luz e eletrônica, e microtomia.

O Setor de Histologia e Embriologia se destaca pelo seu dinamismo e expressiva contribuição na formação de recursos humanos, com aproximadamente 12 mil alunos em seus 33 anos de existência. Esse fato marca também a capacidade do Setor em interagir com grupos de pesquisa dentro e fora da UFV. O grupo docente participou ativamente na criação da ênfase em Biologia Estrutural para o Bacharelado de Ciências Biológicas, além do estabelecimento do programa de pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural.

Atualmente, o Setor de Histologia e Embriologia oferece oito disciplinas de graduação e seis de pós-graduação, todas com código BIO. Os docentes do Setor também estão envolvidos em outros programas de pós-graduação da UFV, com orientações e participação em outras disciplinas.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados